A gente sabe que as documentações e procedimentos logísticos no momento da exportação geram muitas dúvidas, mas conhecer tanto a cultura interna, da empresa e nacional, quanto a cultura externa, será importante nessa tomada de decisão de expansão. Conheça mais sobre o porquê da influência e quais os fatores que são importantes para serem considerados.
Fatores culturais que influenciam sua exportação
A cultura de um país é de crucial importância quando se analisa sob uma ótica de exportação, pois vai influenciar diretamente se o produto a ser inserido nesse novo mercado será aceito ou não.
Estudar e compreender as diferenças culturais permite que o produto seja adaptado para o destino, de maneira que a cor, nome, ou até mesmo o formato da embalagem, não sejam motivos para o insucesso dessa exportação. Nesse cenário para empresas que ainda vão iniciar esse processo ou até mesmo explorar um novo destino é fundamental a análise de uma consultoria internacional.
Com a globalização somada à facilidade da redes sociais parece que as diferenças culturais são anuladas, entretanto a rapidez que essas informações são transmitidas é ainda mais importante considerar os aspectos culturais, já que se o produto a ser inserido ferir ou ofender o público alvo daquele mercado esse erro tende a ser divulgado ainda mais rapidamente nas mídias sociais e a cultura do “cancelamento” se fazer presente nesse contexto.
Negociação e cultura
O entrave desse processo pode começar ainda na negociação, principalmente em países que a população possui um governo mais controlador, devido a cultura ter um peso ainda maior no momento de negociar internacionalmente. É preciso conhecer o país alvo detalhadamente, e através de um ESTUDO DE MERCADO é possível minimizar falhas nesse momento tão importante de expansão.
Na cultura chinesa, por exemplo, o anfitrião cumprimenta quem chega, atitude diferente no Brasil, já na Áustria aquele papo descontraído que se costuma ter no Brasil é totalmente vetado, o costume é ser direto. Além desse conhecimento cultural, deve-se dominar os objetivos dessa negociação como: competência, preços competitivos, relações duradouras, integração com a cultura. Serão fatores promissores no momento de exportar assertivamente.
Questões logísticas e culturais
Em algumas culturas, como alemã e inglesa, são extremamente rígidas com prazos e horários, enquanto outros países são compreensíveis e entendem que o processo burocrático, logístico e até mesmo a infraestrutura podem influenciar na data de entrega.
Países árabes importam frango do Pará, mas para negociação ser finalizada e fidelizada os importadores exigiram que o abatimento fosse de forma indolor em um local com frase religiosas em placas no local de abate e voltado para Meca.
Diante desse cenário, é notório que antes de todo o procedimento burocrático de documentação, que também é facilitado com uma consultoria internacional como a Líderi, é necessário compreender como a cultura do país importador pode influenciar nas questões logísticas e se a empresa que pretende exportar estar disposta a praticar possíveis mudanças.
Pagamentos e fatores culturais
Alguns países estão procurando o menor preço, objetivo aumentar a competitividade no mercado, outros priorizam a qualidade do produto e não levam tão em conta o preço.
O frete internacional é uma das principais questões, alguns importadores só aceitam realizar pagamento após o embarque, outros conseguem pagar antes, entender que fatores culturais também influenciam na logística financeira também é se preparar para uma exportação de sucesso.
Conclui-se, portanto, que adaptações e respeito às barreiras culturais é fundamental para que toda a cadeia logística flua corretamente, devido ao conhecimento de que esses diversos fatores influenciam no comércio internacional.
A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.
Nossa paixão é te levar mais longe!
Por: Pamela Wemylle
Referência: fazcomex; logcomex.
A influência cultural é peça chave para o processo de internacionalização 👏
A importância do fator cultural é inegável, peça chave para o processo de internacionalização 👏🏼👏🏼👏🏼