Não há dúvidas de que, nos últimos anos, o setor de sorvetes e gelados teve seu alcance ampliado tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Segundo dados do Milk Point, o mercado global de sorvetes — avaliado em 2016 no valor de US$ 54,80 bilhões — deve crescer 4,1% até 2025. Ainda, de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvetes (ABIS), no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$13 bilhões por ano. Já no biênio 2021-2022, os principais países importadores de sorvete foram: Estados Unidos, França, Equador, Rússia e Coreia do Sul (ComexStat). A pluralidade de localidades citadas aponta para o potencial mercado externo como terreno fértil para o crescimento dos produtos brasileiros no mercado internacional.
Além disso, destaca-se que o mercado de sorvetes vem passando por uma constante demanda – por parte dos consumidores – por inovação. Segundo relatório da Mordor Intelligence, ao abordar previsões para o mercado de sorvetes nos próximos anos, “a mudança na preferência do consumidor para a dieta vegana e a crescente população de intolerância à lactose resultaram em uma demanda melhorada pela categoria de sorvetes não lácteos”. Nesse sentido, a criação de sabores naturais são um destaque para as novas demandas do mercado, bem como o investimento em linhas premium e veganas.
Caso de Exportação brasileira de sorvetes - Gela Boca
Créditos: Gela Boca
A marca paraense de sorvetes Gela Boca já iniciou seu processo de exportação para a Europa, tendo como mercado-alvo principal Portugal. Além das terras portuguesas, o sorvete também foi exportado em menor quantidade para uma feira na Alemanha. Além disso, a empresa já possui lojas atuando no Paraguai e visa adentrar e expandir seus negócios no mercado estadunidense. Como estratégia de vendas, a linha de sorvetes exportada foi desenvolvida especialmente com frutas brasileiras, sendo um grande sucesso entre os brasileiros que moram no exterior. Ainda esse ano (2022) a Gela Boca foi eleita a melhor rede de franquias de sorvete do Brasil, o que demonstra que investir na internacionalização de seu negócio sem dúvidas elevou a reputação da marca e auxiliou em seu processo de expansão também em rede nacional!
Mas e agora, como faço para internacionalizar minha empresa de forma mais segura e rentável?
Não se desespere! Nós trouxemos algumas dicas para iniciar os passos da sua empresa rumo ao comércio internacional!
10 dicas para inserir seu negócio no mercado internacional de sorvetes
Avalie a capacidade produtiva do seu negócio;
Faça uma análise das oportunidades e possíveis riscos de inserir seu negócio no mercado internacional;
Pesquise casos de sucesso de empresas produtoras de sorvetes que já exportam;
Inove! O mercado de sorvetes está crescendo de uma forma cada vez mais diversificada. Sorvetes veganos, naturais, artesanais, etc são ótimas opções para internacionalização;
Estude seu público-alvo, entenda aquilo que gera mais demanda para seu negócio;
Realize um planejamento financeiro para realizar sua exportação de forma segura e legal;
Desenvolva a marca da sua empresa! Para que seu negócio se diferencie no mercado exterior, é necessário uma marca que transmita os benefícios e o sabor que apenas os seus produtos podem passar;
Atualize as redes sociais dos seus produtos e da sua empresa, principalmente site, Instagram e LinkedIn;
Reúna sua equipe e faça uma diagnóstico situacional da empresa, para entender se é o momento certo para exportação ou se o planejamento deve ser à longo prazo;
Contrate uma consultoria profissional especializada em exportação. Nós da Líderi- Consultoria Internacional estamos te aguardando!
Se você é empresário e dono de uma franquia de sorvetes e derivados, mas não sabe como exportar, entre em contato conosco! A Líderi já atende clientes desse setor no mercado, auxiliando micro e pequenas empresas a levarem seus produtos para o mundo.
A Líderi Júnior disponibiliza soluções que te auxiliam a entender as oportunidades internacionais para o seu negócio, por meio de estudos de mercado, análise de conjuntura, logística, planejamento burocrático e prospecção internacional. O apoio de uma consultoria internacional é o diferencial para conseguir sucesso nesse processo, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores.
Nossa paixão é te levar mais longe!
Por: Anna Luísa Soares e Marina de Paula.
REFERÊNCIAS: