Para muitos brasileiros que fazem compras internacionais, Curitiba é um local marcado por uma mistura de expectativa e ansiedade, tendo em vista que é nessa cidade que está localizado um dos principais Centros de Tratamento de Encomendas Internacionais dos Correios do Brasil e é frequentemente apontada como um ponto de espera prolongada para o recebimento dos pacotes. Mas por que isso acontece? Nesse texto, buscaremos explorar as principais razões pelas quais suas compras internacionais podem ficar presas em Curitiba.
Os portos brasileiros
Os portos do Brasil desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento da economia do país, sendo responsáveis pela movimentação de produtos e serviços tanto para a importação quanto para a exportação. Dada a sua extensa faixa territorial, o Brasil possui diversos portos estrategicamente localizados para o recebimento e envio destas mercadorias, como os cinco principais, destacam-se: (1) o Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo, responsável por 28% do comércio exterior do Brasil, sendo considerado o maior da américa latina; (2) o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, hoje em dia o mais moderno do país; (3) o Porto do Rio Grande do Sul, conhecido como Porto de Rio Grande, responsável direto pela conexão entre o Brasil e a Europa e a Ásia; (4) Porto de Suape, localizado em Pernambuco e; (5) o Porto de Vitória, no Espírito Santo.
Uma vez que as encomendas internacionais chegam nos portos brasileiros, a maioria é destinada aos portos de São Paulo e do Rio de Janeiro, os pacotes então são encaminhados para a Receita Fiscal, onde passam por uma inspeção aduaneira, na qual os agentes responsáveis verificarão de os mercadorias estão de acordo com as leis nacionais e passarão o produto por inspeção de raio-x e cães farejadores, é a partir deste momento que as compras internacionais começam a apresentar atrasos no recebimento. Somado a isso, alguns fornecedores permitem que a compra seja feita utilizando o frete grátis, assim é utilizado a logística mais barata que pode tornar a movimentação do pacote dentro do país mais lenta. Em seguida eles serão enviados para Centros de Tratamento de Encomendas Internacionais e é neste momento que as compras ficam paradas e há o momento de maior espera pelos destinatários.
O Centros de Tratamento de Encomendas Internacionais de Curitiba
De acordo com os Correios, as mercadorias podem ser enviadas para três diferentes centros de tratamento, são eles: Curitiba, São Paulo e o do Rio de Janeiro, a depender da categoria da encomenda. A maioria das encomendas realizadas por pessoas físicas é de pequeno porte e não urgentes, sendo enviadas à Curitiba. Depois de irem para o CTEI, os pacotes passam por um processo de “Check in”, ou seja: processo de verificar se o pacote está dentro da cota permitida, se pode entrar no país (armas de fogo e alguns alimentos são proibidos, por exemplo), se as documentações estão corretas e passagem pela alfândega, além de inspecionar o produto para decidir se ele deve ou não ser taxado, eles também realizam a manutenção dos produtos que sofreram algum tipo de dano. Mas então, por que a demora?
A demora acontece porque os produtos são divididos em duas grandes categorias: bens a serem declarados e bens com nada a declarar, como não se sabe o conteúdo do pacote, eles são conferidos um por um pelos agentes dos Correios. Nem todo o processo é automatizado, exigindo que seja um trabalho manual e lento, além de que há uma concentração gigante de mercadorias no centro de tratamento de Curitiba, no Rio de Janeiro e em São Paulo o volume é muito menor e por isso a espera também diminui. Além disso, discute-se também a baixa quantidade de funcionários para a realização dessas atividades por parte dos centros de tratamento do país, uma vez que a falta de mão de obra destinada a este trabalho dificulta o andamento do processo.
Tem interesse em exportar?
Somos uma Consultoria e é nosso objetivo oferecer aos nossos clientes melhores estratégias de exportação e soluções para os obstáculos durante o processo, além de auxiliá-los no processo de inserção do mercado internacional. Agende uma consultoria totalmente gratuita com nosso time!
Fontes: Muambator; CBN Curitiba; UOL; CNN Brasil; Gazeta do Povo; NavSupply; Tudo Celular;
Redação: Júlia Almeida, Consultora de Marketing;
Revisão: Letícia Almeida, Consultora de Marketing;
Comments