Exportar para o Mercosul oferece uma série de vantagens para as empresas brasileiras, destacando-se como um destino de grande potencial de crescimento. Você sabe quais as principais vantagens e o potencial desse mercado? A Líderi está pronta a te ajudar a compreender mais sobre esse mercado promissor.
O Mercosul, também conhecido como Mercado Comum do Sul, surgiu no ano de 1991 e é formado por países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele se estabeleceu como uma das maiores zonas de livre comércio global, alcançando mais de 290 milhões de pessoas. Além de promover o comércio entre seus membros, o Mercosul também busca fomentar a cooperação em diversas áreas, como educação, cultura, ciência e tecnologia.
Com um mercado consumidor abrangente, o Mercosul se estabeleceu em 2022 como o quarto destino mais significativo das exportações brasileiras. Dentre os membros do Mercosul, a Argentina se destacou como o principal comprador, adquirindo 70,5% do total exportado. A presidência rotativa do bloco, assumida este ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impulsionou e trouxe visibilidade a esse mercado, proporcionando uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras que buscam expandir seus horizontes ou iniciar suas operações de exportação.
Entre as vantagens práticas, se destacam:
A proximidade geográfica: Por fazerem fronteiras com o Brasil há uma redução dos custos logísticos, como redução dos gastos com o armazenamento dos produtos perecíveis, e reduz custo de transporte, a principal via modal utilizada é a rodoviária e marítima segundo dados do comex stat;
A eliminação de tarifas e barreiras comerciais entre os membros: Não há necessidade de pagar taxas adicionais no processo de exportação, fazendo com que o processo seja mais rápido e econômico;
A harmonização de normas e regulamentações técnicas: desburocratiza o processo ao superar as barreiras técnicas ao comércio, tais como diferenças nas regulamentações de segurança, qualidade e especificações entre outras, proporcionando um ambiente mais fluido e integrado para as empresas. ;
Outra vantagem é a possibilidade de realizar transações em moeda local ao comercializar com países como Argentina e Uruguai, membros do Mercosul. Por meio de convênios SML, estabelecido pelo Banco Central do Brasil, as empresas brasileiras podem fazer o pagamento em suas respectivas moedas ao invés do dólar, o que proporciona uma negociação mais estável em comparação com as flutuações do dólar.
Fontes do post: Comexstat, Apex Brasil
No entanto, antes de decidir sobre a exportação para o Mercosul, é crucial considerar outros aspectos, é necessário analisar o que a sua empresa comercializa e qual o país mais adequado para esse fim. Para te auxiliar nesse processo a Líderi oferece soluções abrangentes, como estudos de mercado, análises de conjuntura, logística, planejamento burocrático, prospecção internacional, viabilidade de exportação e cadastramento no Radar SisComex. Agende um diagnóstico gratuito com nossos consultores para obter orientação personalizada sobre as oportunidades internacionais ideais para o seu negócio.
Comentarios